top of page
Foto do escritorAna Elisa Gonçalves Bortolin

"Aquilo de que o sujeito não pode falar, ele grita por todos os poros do seu ser."

A frase de Lacan é uma afirmação importante da psicanálise, pois indica que o inconsciente se manifesta não apenas pela fala, mas também por outros meios, como o corpo, a linguagem não verbal e o comportamento. O que o sujeito não consegue falar, ele acaba expressando de outras formas, de modo inconsciente.

Essa frase pode ser aplicada a uma variedade de situações clínicas e cotidianas. Por exemplo, uma pessoa que sofreu um trauma pode não conseguir falar sobre o que aconteceu, mas pode expressar seu sofrimento através de sintomas físicos, como dores, fobias ou transtornos alimentares. Ou, ainda, uma pessoa que está reprimindo um desejo pode expressá-lo de forma indireta, através de comportamentos que parecem contraditórios ou inexplicáveis.

A frase de Lacan também pode ser interpretada de forma mais ampla, como uma reflexão sobre a natureza humana. O inconsciente, segundo Lacan, é o lugar do desejo, do que está fora do discurso. É aquilo que nos constitui como sujeitos, mas que também nos escapa. A frase "Aquilo de que o sujeito não pode falar, ele grita por todos os poros do seu ser" sugere que o inconsciente sempre se manifesta, de alguma forma, mesmo que não sejamos capazes de compreendê-lo ou controlá-lo.


Lacan, Jacques. Seminário 23: O Sinthoma. Tradução de Luiz Alberto Hanns. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. p. 104

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


Post: Blog2_Post
bottom of page