top of page
Foto do escritorAna Elisa Gonçalves Bortolin

No inconsciente, nada é esquecido, nada é passado.

No livro "A Interpretação dos Sonhos", Freud solta uma frase interessante: "No inconsciente, nada é esquecido, nada é passado" (FREUD, 2006, p. 572). O que ele quis dizer com isso?

Freud explica que o inconsciente, que é tipo uma parte oculta da nossa mente, não liga muito para o tempo. Ele guarda as coisas do passado de um jeito que nunca esquece, mesmo que a gente não lembre conscientemente.

Então, quando Freud fala que "nada é passado", ele quer dizer que o que aconteceu antes continua lá, escondido no inconsciente, e tem um jeito de influenciar a gente, mesmo que a gente não perceba.

Por exemplo, alguém que passou por algo ruim na infância pode ter pesadelos ou lembranças chatas, mesmo que não lembre exatamente o que aconteceu. É como se o inconsciente guardasse as coisas, e elas afetassem a gente de alguma forma, mesmo sem a gente entender.

A frase de Freud é um aviso para ficarmos de olho nos nossos sentimentos e pensamentos. Se a gente sentir que algo do passado está mexendo com a nossa vida de um jeito ruim, é bom buscar ajuda de um profissional para entender e lidar com isso.


FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Vol. II. Rio de Janeiro: Imago, 2006. p. 572.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page